PARQUE TECNOLÓGICO
Parque Tecnológico de São José dos Campos, o maior complexo de inovação e empreendedorismo no Brasil
Sem as invenções e as descobertas científicas, a vida atual, do mundo da pós-modernidade, não teria acontecido. A inovação é possível como um resultado de uma dinâmica sustentada por três atores sociais: universidade, iniciativa privada e Poder Público. Esse modelo da tríplice hélice (ou hélice tripla) desenvolvido por Henry Etzkowitz e Loet Leydesdorff está na logomarca da Innovact: um dínamo formado por esses agentes inter-relacionados e interdependentes. A proposta da Innovact é organizar e catalisar uma colaboração trilateral da academia, empresa e governo para a criação de ambientes de inovação.
Inovação e desenvolvimento econômico, social e cultural.
Entre os ambientes de inovação, os parques tecnológicos são aqueles que melhor concretizam os espaços físicos criados para fomentar as soluções criativas e disruptivas. O impacto desse processo complexo e dinâmico da ciência, tecnologia e pesquisa tem um natural transbordamento no espaço urbano, gerando profunda transformação nos aspectos social, econômico e cultural. E esse fenômeno é um círculo virtuoso, que atrai empreendedores, investidores e profissionais qualificados.
Parque Tecnológico e o Loteamento Cidade Tecnológica formam um distrito de inovação.
Um verdadeiro parque tecnológico alinhado à vocação já comprovada de São José dos Campos como polo avançado de desenvolvimento da ciência e da inovação. As raízes mais profundas do PqTec estão no Centro Técnico de Aeronáutica, criado em 1946, de onde surgiram o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em 1950; o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em 1967; e a Embraer, em 1969. O desenvolvimento dessa tecnologia aeroespacial foi o vetor original que permeou e dinamizou outros setores econômicos e científicos da região.
Primeiro parque tecnológico certificado pelo Governo do Estado de São Paulo, o PqTec é considerado o maior complexo de inovação e empreendedorismo no Brasil, que conta com aproximadamente 450 empresas e instituições, seis campi universitários e uma circulação de 9 mil pessoas por dia (dados de 2019), resultado de um investimento de R$ 2,7 bilhões, sendo 80% de recursos da iniciativa privada (dados de 2018).
O PqTec é o primeiro parque do Hemisfério Sul que se consolida como um distrito de inovação, agora com a sua fase de expansão, iniciada em 2019, com o Loteamento Cidade Tecnológica, ambiente estrutura pela innovact, onde trabalho, produção, lazer e vida irão se desenvolver em sinergia em um único ambiente.
​
A innovact, participa da implantação do PqTec desde seu momento embrionário.